Convenhamos que Portugal não tem nada a ver com o Brasil a não ser com relação à língua, que também não deixa de ser um pouco diferente. Mas há cerca de um ano ou um pouco mais, penso às vezes que o Rio de Janeiro virou território português. Parece absurdo para quem lê essa afirmação assim de primeira, bate-pronto, no susto mesmo. Só que foi assim, num piscar de olhos, que me vi rodeada de amigas portuguesas vindas ao Brasil para estudar, trabalhar e fugir da crise europeia.
Só que a cada dia que passa fui percebendo que na verdade, as portuguesas não são só simplemente as portuguesas e ponto. Elas são um pacotão! Você vai tranquilamente ao Baixo Gávea ou Jobi tomar um choppinho e quando menos esperar, amigos das portuguesas vão aparecer e serão mais alguns dos integrantes da colônia Portugal no seu grupo social. No dia seguinte, solzão rolando, nada melhor que uma praia no 12. Eis que surgem as portugas junto com seus amigos portugueses e agora, até os conhecidos delas de Portugal também aparecem e você passa de simples amigo das portuguesas e conhecido dos amigos portugueses a conhecido dos conhecidos portugueses delas, o que amplia ainda mais a tal colônia. Ficou confuso né? Mas é assim, tudo misturado mesmo que nem nos primórdios do colonialismo português no Brasil.
Cheguei à conclusão de que eles não são só uma colônia, são verdadeiros donos da zona sul do Rio de Janeiro. Aliás são muito mais cariocas do que eu e meus conterrâneos. Na rotina dos portugueses tem que ter praia com chuva ou sol; chopp nos barzinhos do Leblon; BB Lanches e pizza no Diagonal; academia BodyTech e corrida no calçadão; festas descoladinhas que só os locais antenados ficam sabendo e para finalizar, samba no pé e muito carnaval. Além de tudo isso, aprendi que de burro os portugueses não tem nada. Todos são muito bem sucedidos profissionalmente aqui no Rio, conversam sobre qualquer assunto e usufruem muito bem do famoso "jeitinho brasileiro", não pelo lado negativo, mas só para facilitar a vida e sem prejudicar ninguém, porque educação também é ingrediente do pacote.
E a beleza? Todas são lindas e bronzeadas. Beleza carioca já foi, agora só dá Portugal. Já viram o ator português que faz a novela Fina Estampa? Um charme! Me arrisco a dizer que é o mais bonito do elenco. Nos negócios também estamos ficando pra trás. Enquanto a Portugal Telecom segue de olho na Oi, uma instituição portuguesa foi a responsável pelo plano de sustentabilidade do Rock in Rio. Chegamos inclusive ao ponto de ter que contratar uma empresa de lá para resolver o absurdo da negligência com os bondes de Santa Teresa.
Será que aos pouquinhos estamos de novo nos entregando ao poder de Portugal? Isso eu não sei. Mas só digo uma coisa: não somos índios, mas o império do carisma português está de volta e eu não quero que ele nunca mais se vá. Salve Portugal!
Lindas e divertidas! As portugas são pura sedução! |