Esse negócio de botar soneca no despertador é um eterno dilema. Eu sei, também acho muito bom poder prolongar aquele sono gostoso por mais 5 minutinhos e depois mais 5 de novo e assim por diante. Mas pensando bem, vivemos na era dos mendigos de sono. Nos mendigamos dia após dia por esmolas do alarme. Mesmo assim, até aí não me importo! Adoro mendigar sono! O problema é o incrível poder desse soninho de 5 minutos.
Não tenho problema de insônia. Pelo contrário, sou muito bem resolvida quanto a isso, até demais. Durmo em qualquer hora e lugar. Bobeou, dormi. Mas repare que ao deitar, o sono é leve e facilmente deixado de lado no lugar de horas de filme, Jô Soares e até Simpsons. Mas de manhã cedo tudo muda!
O sono que até a noite passada podia ser trocado por um episódio barato da Grande Família, agora vale cada minuto de sua vida. De manhã cedo, principalmente às segundas-feiras chuvosas, o sono tem um peso descomunal. Você não o troca por nada no mundo e ainda mendiga os segundos. Por isso, o soneca pode ser considerado uma invenção preciosa por um lado, mas por outro é uma tortura sentida na própria pele. Na verdade, é uma auto-tortura.
O sono das onze da noite nunca é tão gostoso quanto das sete da manhã. Nem tão irresistível, tão envolvente, tão... Tão... Tão... Tudo de bom! E quando ele chega, te pega e arrebata. Vem que vem e mostra a que veio.
Acho que isso só acontece quando realmente conseguimos nos desligar totalmente da realidade e entregar nosso inconsciente à Deus dará. O problema é que depois para trazê-lo de volta parece impossível e é aí que entra o soneca.
Minha única conclusão desse dilema é que o soneca é como se fosse aquele cara sacana que tem o desparato de se deliciar com um chocolate na sua frente, mas ao menos te oferece um pedaço. Quando você já estiver salivando aquele sabor indescritível, pronto para abocanhar o menor pedaçinho que seja (por educação, óbvio), o babaca tira o chocolate do seu alcance e depois fica achando a maior graça de ficar fingindo a cada 5 minutos que vai te deixar dar uma mordidinha.
Não é legal! Mas só mais 5 minutinhos não faz mal a ninguém né...