quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Wanna be Miami


Preparem-se porque hoje chegamos ao tão esperado, celebrado, o must do must, o dia mais genuinamente nacional brasileiro, the big day 31 de outubro! It's Halloween, folks!!! Sem dúvida, não há data que mais contagie os chamados "wanna be Miami". Faz encher os olhos de lágrimas finalmente acordar e ouvir a pergunta que mais toca a imensa profundeza de nossas raízes tupiniquins: doces ou travessuras? Yeaaahhhh baby! Just do it!

A próxima parada também já está bem próxima. A quarta sexta-feira de novembro vai fazer nosso sangue ferver, na verdade o nosso bolso, quando começar a pipocar na internet um milhão de oportunidades supostamente tentadoras de "descontos" em tudo quanto é tipo de loja. Talvez você não saiba, mas estou falando de um acontecimento histórico. Junto com o descobrimento do Brasil, Pedro Alvares Cabral também criou um evento que é a principal base da nossa expressão cultural: o Black Friday. Um evento que promove um tsunami de euforia nos profiles dos "wanna be Miami". O Black Friday na verdade é tipo uma pré-night. Você põe o fígado para aquecer, bebe uma vodca aqui, uma cachacinha ali, só para dar aquela animada básica antes da grande festa até que chega a tão sonhada semana pré-Natal e agora sim, entramos na balada. Todo mundo fazendo as malas porque os outlets de Miami nos esperam! Let's go, guys!

Os "wanna be Miami" são os mais expressivos ícones da nossa pátria amada. Têm verdadeira adoração pelo cavalinho símbolo da Ralph Lauren, aquela grife artesanal brasileira, sabe? Aliás, admiram tanto o bichinho que o usam como escudo de time do coração, quanto maiores e visíveis forem, melhor. Lindo isso tudo! Mas eles não valorizam apenas a moda nacional e as nossas datas comemorativas, vão muuuuiiiito além! Essa turma aí é mais profunda do que você pensa. São sensíveis, emotivos, gente do bem. Digo isso porque é impressionante a forma como eles privilegiam a língua portuguesa até mesmo para se despedir de alguém ao falecer. No intuito de dar maior visibilidade aos seus sentimentos, postam logo no Facebook quase que em mutirões, apenas três letrinhas: R.I.P. A simplicidade da abreviação de "rest in peace" me emociona. Só acho interessante que todos eles usem esse mesmo formato de despedida. É quase um código de uma seita. Mas não deixa de ser profundo e genuinamente brasileiro, então ok. That's fine!

Mas como hoje ainda é Halloween, tenho uma boa sugestão de fantasia para os "wanna be Miami". É bem a cara da nossa história nacional. Vista-se de black bloc. Eles estão com tudo no momento, são super in, bem cool mesmo. Incrível como eles conseguiram a partir das ruas brasileiras se disseminar pelo mundo afora. Já ouvi falar que eles estão nas manifestações até dos Estados Unidos, acredita?! Só é uma pena que não curtam Starbucks e nem mesmo o MC Donald's que é o nosso grande berço cultural. Mas não se preocupe porque hoje não é dia de café e nem de cheeseburger. É dia de doces e travessuras! So, let's have fun!